will.i.am

William James Adams Junior nasceu nos Estados Unidos no dia 15 de Março de 1975. Fundador do Black Eyed Peas, ele compõe e canta a maioria das canções do grupo, além de trabalhar como produtor do grupo.

will é conhecido por ter trabalhado com grandes nomes da música e em todos os estilos musicais possíveis. A lista conta com Rolling Stones, U2, Britney Spears, Justin Timberlake, Rihanna, David Guetta, Lady Gaga, Earth Wind & Fire, Usher, The Game, 2NE1, e vários outros grandes artistas. Também foi o responsável por lançar no mercado musical nomes como Cheryl Cole, Natalia Kills, LMFAO e Kelis.

Os discos Elephunk, Monkey Business e Renegotiations: The Remixes do Black Eyed Peas, e o The Dutchess da Fergie foram lançados pelo subselo will.i.am Music Group, da qual ele é proprietário.

Talvez o nome mais forte com o qual will.i.am trabalhou foi Michael Jackson, onde produziu alguns remixes para a edição comemorativa de 25 anos do álbum Thriller. Os dois fizeram algumas músicas inéditas também, mas will se recusa em liberá-las por achar um desrespeito a memória do artista, morto 2009. Ele até foi procurado para participar do primeiro disco póstumo de Michael, mas disse não ao convite.

will.i.am possui quatro albums solo: Lost Change (que é trilha sonora do filme de mesmo nome, lançado apenas na internet), MustB21, Song About Girls e #willpower.

Em 2008, ele se arriscou no cinema dando vida ao personagem John Wraith em X-Men Origins: Wolverine.

Neste mesmo ano, ajudou Barack Obama em sua campanha pela presidência dos Estados Unidos. A presença de will tinha como meta despertar o interesse de eleitores mais jovens por política e assim conhecerem melhor as propostas de Obama. Algumas músicas foram lançadas para dar suporte a campanha como Yes We Can e It’s A New Day, que resultaram em uma compilação chamada Change Is Now: Renewing America.

No começo de 2011 foi contratado pela Intel como novo diretor criativo da empresa. Will também é um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos fones Beats, que virou febre entre as maiores celebridades do mundo.

Além disso, will.i.am fundou sua própria empresa para investir em tecnologia, a i.am+. Desde então, vários produtos foram lançados contendo o diferencial de incluir algo a mais naquilo que se propõe. Cases que melhoravam a qualidade da câmera do iPhone e Smarwatch são algum dos gadgets feitos pela empresa.

#willpower foi o disco que mais trouxe notoriedade para a carreira solo de will.i.am. Singles como #thatPOWER e Scream & Shout conseguiram boas posições nos charts ao redor do mundo. O álbum também rendeu a #willpower Tour pela Europa e algumas apresentações em programas de TV nos Estados Unidos, além várias certificações com sua ótima venda. A faixa Bang Bang entrou na tracklist do filme o Grande Gatsby.

Por falar nisso, will também possui alguns outros trabalhos para cinema, tanto na trilha sonora como na dublagem de alguns personagens de animações: Pedro (Rio e Rio 2), Moto Moto (Madagascar 2 – A Grande Escapada), Snow (Arthur e a vingança de Maltazerd) e irmão do Earl (Angry Birds – O Filme). Existe também uma faixa chamada Secrets que está presente no álbum da animação O Laboratório de Dexter: The Hip Hop Experience. Outro trabalho de will para o canal Cartoon Network foi a música de abertura do desenho Samurai Jack.

A turnê #willpower Tour ainda rendeu um documentário para a BBC chamado On The Road with will.i.am que mostrou além dos bastidores da turnê e um pouco da vida de will. Sua casa em Los Angeles é apresentada no documentário, onde podemos ver vários de seus prêmios espalhados em lugares especiais.

Além disso, will se tornou o primeiro artista a ter uma música tocada em Marte. Para isso, ele lançou uma versão especial para a música Reach For The Stars, que além de ser a primeira música tocada em solo marciano, é a segunda música a ser transmitida no espaço.

Este disco ainda rendeu mais um vídeo que só foi liberado no ano de 2016, uma versão nova de Mona Lisa Smile chamada de Smile Mona Lisa foi lançada como single promocional. Tanto o vídeo quanto a produção na música foram feitas no museu do Louvre em Paris, além de render também um documentário.

will.i.am é um dos poucos jurados de uma versão do The Voice a permanecerem por muito tempo no programa. Recentemente seu nome foi confirmado para a sexta temporada, que mudou de emissora no Reino Unido.

Como é muito ligado a moda, will.i.am possui sua própria marca de óculos, intitulada ill.i e sua marca de tênis e sapatos chamada MCCVIII (TWELVEOEIGHT), essa última em parceria com seu irmão, Carl Gilliam.

Ele é apaixonado pelo Brasil e já demonstrou isso de várias formas. Sempre que pode, ele vem ao nosso país para gravar algum vídeo, seja em carreira solo (I Got It From My Mama, Great Times) ou com o BEP (Don’t Lie, Don’t Stop The Party). Inclusive alguns membros do PortalBEP estiveram presentes na gravação de Great Times. Ele também é amigo de personalidade brasileiras como Luciano Huck e Sergio Mendes.

Em 2016 foi listado para ser um dos membros da comissão julgadora do Oscar. Um novo álbum também está previsto para este ano, tendo a música Boys & Girls como primeiro single.

Siga no Instagram