apl.de.ap

Allan Pineda Lindo nasceu nas Filipinas em 28 de novembro de 1974. Sua mãe é filipina e o pai, um soldado americano que voltou aos EUA antes do filho nascer.

Seu nome artístico tem uma explicação. APL pega as primeiras letras de seu nome

Aos 14 anos, Apl se mudou para Los Angeles, onde foi adotado por uma família americana. Uma amiga de sua tia adotiva ficava cuidando dele. Essa amiga era mãe de will.i.am, e logo tornaram-se seu amigo. Após formarem um grupo de break chamado Atban Klann, criaram o Black Eyed Peas.

Apl ainda mantém contato com a família verdadeira e sempre se manteve fiel às suas raízes filipinas. Ele define sua nacionalidade como filipino-americano.

Mesmo de longe, Apl nunca deixou de olhar pelo seu país de origem. No disco Elephunk de 2003, há uma música chamada The Apl Song onde ele conta como foi a partida de sua terra natal e como foi voltar para lá depois de 10 anos. Em Monkey Business outra música dedicada às Filipinas entrou na tracklist. Desta vez, além de falar sobre seu país, Apl também exaltou a beleza da mulher filipina, tanto que usou uma gíria para dar nome a faixa: Bebot, que significa algo como mulher bonita.

Assim também aconteceu com a música Mare do álbum The E.N.D., que entrou como música bônus em algumas versões do disco. A faixa entrou na setlist da turnê The E.N.D. World Tour na parte solo de Apl, onde ele também cantava Bebot.

Durante a pausa do grupo no ano de 2008, ele fundou a Apl.de.Ap Foudation, instituição que tem como foco ajudar as Filipinas e dar um futuro melhor para as crianças de lá. Para ajudar a dar visibilidade a campanha e arrecadar fundos, em 2012 Apl lançou o single We Can Be Anything que conta com um vídeo e foi adicionada na setlist de alguns shows da The Beginning Massive World Tour.

Assim como will.i.am, Apl também é um dos jurados do The Voice, mas na versão Filipina ,onde participou por duas temporadas. Ele também segue dando total apoio a carreira de uma das participantes que fez parte de seu time na primeira temporada, Jessica Reynoso. Ela inclusive possui um single com Apl chamado Crazy ‘Bout U.

Visando ajudar artistas filipinos em que acredita no potencial, Apl fundou sua própria gravadora a BMBX (ou Boombox) e a BMBX Entertainment. Graças a esse apoio, os artistas da BMBX conseguem uma melhor promoção de seu trabalho pela Ásia, além de terem a oportunidade de gravar músicas e vídeos em Los Angeles.

Em 2014, o concerto Rebulit Phillipines foi idealizado por Apl para ajudar na reconstrução das Filipinas, já que o país foi afetado por tufões dois anos seguidos. Foi o primeiro show em que Apl, Taboo e will.i.am subiram juntos ao palco desde a segunda pausa do Black Eyed Peas. Eles só se apresentariam com a formação completa em 2015 no festival Coachela.

Apl é portador de uma condição chamada nistagmo, que afeta os olhos provocando movimentos involuntários que acabam afetando a visão, e por isso, ele é legalmente cego. Em julho de 2012, o cantor fez uma cirurgia que melhorou consideravelmente sua visão. Em 2016, o cantor ganhou uma homenagem de um hospital em Los Angeles por sua ajuda para prevenir a cegueira em bebês recém-nascidos.

Para 2016, Apl.de.ap confirmou que está trabalhando em seu próprio material solo.

Siga no Instagram