Review: Clipe ‘This Is Love’


#willpower parece que veio para balançar todo mundo. Sem data para ser lançado e sem nenhuma grande informação, o próximo CD do will.i.am já tem três singles e três clipes.
Precoce? Vamos dizer que não. Será que dessa vez will encontrou a fórmula correta para fazer, pela primeira vez, um CD solo que fique entre os melhores e/ou os mais vendidos do ano?

Ainda não sabemos, mas que as canções que já foram lançadas já fizeram barulho pelo mundo e bem executadas em várias rádios, principalmente na Europa, onde as batidas nos clubes predominam.

Mas vou focar agora no clipe, “This Is Love”. Onde, em sua letra da música, will.i.am em seu estado “solo” (sem ninguém do Black Eyed Peas por perto), declara seu amor à música e às batidas.
Não é a primeira vez que will escreve sobre o amor à música, e duvido que seja a última. Uma coisa que percebemos em todas essas letras, é que ele realmente ama a música.

Um clipe simples, com poucos efeitos. Mais preocupado sobre a curtição e o proveito da música que o visual e efeitos exacerbados do próprio clipe. will.i.am, que dessa vez foi o diretor do próprio clipe (a última e única vez que havia ocorrido foi em “Where Is The Love?” em 2003, para o BEP) tentou fazer simples e bonito, e conseguiu!

A maioria das cenas foram gravadas com um efeito de câmera lenta, e uma certa dessincronização em relação à música com o clipe, em certas partes, justamente por culpa desse efeito. Às vezes dá impressão de que o clipe foi finalizado às pressas, nos remetendo à que ele tenha sido “mal acabado”. Não é bem exatamente assim, mas, porém, um grande exemplo de que ele foi terminado apressadamente é que percebemos que foi colado um adesivo com o nome “will.i.am” em cima da marca do Ultrabook utilizado no clipe (que não puderam usar a marca no clipe por motivos de não-conclusão de contrato). Mas o adesivo parece que foi mal feito, impresso errado, algo de estranho (mas isso não vem ao caso).

O clipe foi gravado inicialmente pela manhã, na Tower Bridge, em Londres, Inglaterra. Toda a parte do clipe em que will toca piano, são as cenas da ponte. Entre um take e outro, quando will.i.am pergunta ao público se também sentem amor à música e todos do clube respondem “hell yea!”, mostra-se alternadamente o rosto do will e o notebook com a imagem das pessoas da boate respondendo.

Os vocais de Eva Simons entram na música de uma forma incrível. Sua voz potente dá um outro clima, tanto na música como no próprio clipe. Ela aparece na tela do notebook puxando o refrão com um fundo preto e branco em um estilo “hipnótico”. No clipe, ela usa nove bótons de coração, e um cordão também com o mesmo coração, no final do clipe, além de usar três figurinos diferentes. A cantora holandesa começou a ser mais reconhecida no meio musical por ter ganho o reality show Popstars (programa de descoberta de talentos, na Nova Zelândia – o mesmo que também foi lançado no Brasil) e mais recentemente, devido a uma parceria com Afrojack, da música Take Over Control, que fez grande sucesso pelo mundo.

O clima de festa é inevitável nesse clipe, já que a música, apesar de ter utilização de piano, violinos e violoncelos, tem batidas eletrônicas marcantes e predominantes durante toda a música, que atraem o ouvinte, apreciando o som suave dos violinos entrelaçados em meio à essas batidas.

O vídeo segue com o tempo mudando e anoitecendo. Em um momento chove, will usa um guarda-chuva, a chuva molha tudo, inclusive o piano e o notebook, e posteriormente will, que se livra do guarda-chuva pra tocar a “entrada” do refrão. O clipe repete a mesma ordem da primeira vez que o refrão é cantado, com efeitos de aproximação e distanciamento das imagens, principalmente nas cenas do notebook, que não são efeitos especiais de edição de vídeo, e sim, programação real da câmera e vários ensaios de filmagem e ordem dos “zooms” da câmera. (Lembrando que a partir de 0:41 o will já não sabe mais que imagem está sendo transmitida no notebook).

A demonstração de entrega e de sentimento às batidas é forte. As pessoas felizes na balada e a forma como o clipe foi gravado (em câmera lenta e, em algumas partes, propositalmente, com alguns milésimos de segundos atrasado em relação à música) tenta mostrar ao espectador para que dance, se mexa, sinta a música, sem se preocupar com o amanhã.

O nome “will.i.am” com a mesma fonte da capa do single é gravado na parte frontal do piano, e, não sei se todos vocês perceberam, em cima do piano, ao lado do notebook, tem um enfeite de uma coruja (animal preferido do will e símbolo de seu nome em forma de logotipo) de madeira.

Outras curiosidades que podem ser observadas são:
– A maioria das cenas com efeitos de faíscas, foram produzidas simplesmente por uma esmerilhadeira de mão e uma barra de aço.
– Will usa 5 figurinos diferentes no clipe.
– Will usa um blazer branco, e, junto à ele, em sua esquerda, dois bótons de coração com uma corrente.
– Will usa um novo modelo de casaco com o logotipo do #willpower.
– Em 1:11, tem uma mulher usando um sobretudo azul, em referência ao sobretudo prateado que will usou na The E.N.D Tour.
– Nas cenas da boate (em 2:53) eles colocaram uma pessoa parecida com Lady Gaga.
– Em 3:28, os três pontos de luz mais fortes colocados atrás deles servem justamente para fazer o efeito de luz estourada na parte que a batida para.
– A música original não foi adaptada para o clipe. Foi utilizada a versão total da música.

will.i.am como diretor de seu próprio clipe, tentou transmitir também que um instrumento clássico como o piano pode se misturar com a tecnologia das batidas computadorizadas, independentemente de estar em uma balada, ou estar chovendo, nevando… Cantar, dançar, pular… não importa o que você esteja fazendo enquanto escuta uma canção, porque o sentimento é sempre o mesmo, amor à música. Isso é o amor!

Por @bielsantanaa

Atualizado: 26/05/2012 – 18:00
A música já está sendo executada em diversas rádios da Europa. E há grandes chances de will.i.am performar seu novo single no programa do qual ele está como treinador, o The Voice UK.

Autor do Post
Gabriel

Comentários

5 Comentários
  1. postado por
    Henrique Morais
    maio 29, 2012

    Muuuuuuuuito bom o clipe!!! *.*  #WillPower
    Não achei a pessoa parecida com a Lady GaGa, acho que é 2:53, não?Ahh.. Não tinha notado a owl dele ali!!! 😀 F@$#!!!! 😀 

  2. postado por
    Bahia
    maio 29, 2012

    Bonito post, não tinha reparado na coruja em cima do piano, o adesivo colado no pc tinha percebido; lady gaga ali, no início da carreira né? Pq ela atualmente, não está parecendo não.

  3. postado por
    Palominha Gomes
    maio 29, 2012

    música linda , clipe mais ainda , tudo de resume : PERFEIÇÃO .  Review tá muuuuito ótima , parabéens *—–*

  4. postado por
    Mário Sérgio Dos Santos
    maio 31, 2012

     gostei dessas curiosidades , tambem gostei muito do clipe ja to muito viciado na musica .

    todos que conheço que viu o clipe falaram mal , que o clipe e “sem graça ” … mas todos que falaram isso e porque nao entenderam a mensagem da musica junto com o clipe
    gostei muito do clipe da musica da parceria dos dois … de tudo … agora aguardo o cd mais ancioso .

  5. postado por
    Maria Clara Oliveira
    maio 31, 2012

    Valeu portalBep pelas curiosidades!Eu amei o clipe e a musica,o clip muito simples, mais ngm quer ver o clip e sim escutar a musica!Simples & Muito muito tri!amo o will!

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga no Instagram

Let's Get It Started, AGAIN!