George Clinton processa Black Eyed Peas por uso indevido de sample

MCMB

A banda Black Eyed Peas está sendo processado por George Clinton. O cantor e compositor preencheu um processo judicial multi-milionário de infração de diretos autorais na Califórnia por conta de remixes que a banda fez em 2003 para a canção “Shut Up”, que Clinton diz conter elementos de sua faixa “(Not Just) Knee Deep”.

O músico afirma que nunca assinou um contrato e que não concordou com nenhum dos termos para que fosse usado o sample –de uma música do álbum “Uncle Jam Wants You”, de 1979, de sua banda Funkadelic– pelo Black Eyed Peas, e que mesmo após ser notificado, o grupo –que conta com os membros Will.i.am, Fergie, Taboo e Apl.de.ap– lançou outra versão da música com o sample de “(Not Just) Knee Deep” na edição de luxo do álbum “The E.N.D.”.

O processo diz que o remix vendeu 8,5 milhões de cópias em vinil, formatos digitais e no DVD “Live From Sydney to Vegas” e pede US$ 150 mil por violação, além de uma proibição de futuras distribuições da música.

George também afirma que só ficou sabendo do uso do sample após ser contactado por um produtor associado ao grupo, que perguntou se eles poderiam “limpar” a música para usá-la em 2009.

“(Not Just) Knee Deep” já foi utilizada anteriormente por artistas como De La Soul, LL Cool J, MC Hammer, Snoop Dogg e 2Pac.

George disse recentemente que prefere outros artistas contemporâneos ao Black Eyed Peas, e que seus favoritos são Eminem e Rihanna. “Eu previ que eles seriam grandes estrelas. Eminem foi capaz de se redefinir e fico orgulhoso disso. Quando ouvi pela primeira vez ‘SOS’, da Rihanna, fiquei muito feliz. E ela conseguiu ser bem sucedida duas vezes mais e não parou desde então”.

Ouça e compare:

Via: UOL Música

Autor do Post
Renato Cavalcanti

Comentários

33 Comentários
  1. postado por
    ELTTON
    dez 14, 2010

    meu deus eu tenho medo desse cara,será que vou dormir hj?kkk,veio deixa de ser ridiculo porra.

  2. postado por
    @jeroaan
    dez 14, 2010

    kkk eita processos e mais processos

  3. postado por
    Álex
    dez 14, 2010

    Eita véi invejoso!!!!!!!!!!!!

  4. postado por
    Claudio
    dez 14, 2010

    Vi no youtube pareçe mas so no inicio não ao ponto de processara uma banda de grande sucesso.Isso e ridiculo.Se o bep pegasse uma musica minha ia amar.

  5. postado por
    David_LM
    dez 14, 2010

    Viro moda processar o BEP aff, a música saiu em 2003 e ele veio falar agora? Véi, vai tomar no cú!

  6. postado por
    MarieT.
    dez 14, 2010

    não é que a música saiu em 2003. é a nova versão remixixada que faz parte do the e.n.d deluxe edtion. Adoro o bep, mas tenho que adimitir que é muito parecido, até o o-o-ohh, tem.

  7. postado por
    emilly
    dez 14, 2010

    Nem tanto parecido assim… Tem o começo igual mais o resto é a música do BEP
    é como se fosse uma paródia! Naum chega ao ponto de processar alguém

  8. postado por
    @wallysond/Douglas
    dez 14, 2010

    esse tiozinho quer e pegar carona igual aquele outro cara que acusou o BEP se plagio esse ano!

  9. postado por
    Dinha X Ferguson..
    dez 14, 2010

    Cara que povo invejosoo!! Só pq o B.E.P faz o MAIOR SUCESSO DO MUNDO já tá virando modinha processar eles por inveja ¬¬ / A música só parece no começo e ainda foi lançada em 2003, e a gente já tá no fim de 2010 ._.”

  10. postado por
    Lucas
    dez 14, 2010

    Black Eyed Peas esta fazendo sucesso, e toda fama, todas coisas boas tem seus lados negativos, isso e so mais um tentando pegar carona na fama dos outros, nao duvido nada que ele esta aparecendo na tv devido devido ao processo, existe pessoas assim, afinal BEP e a maior banda do mundo e muitos vao querer ganhar dinheiro a custa deles. Tira esses videos desse cara aki do blog nem vale apena ele ter esse video aqui o que ajuda mais ainda ele em quantidade de visualicao no youtube, lixo as musicas dele, cabelo de travesti (nada contra), nao conseguiu aposentar e esta querendo dinheiro! Mandar ele ir na Oprah para ela dizer umas verdades para esse velho, pe na cova e querendo arrumar briga… Aff… Cada uma !!!

    Dirty Bit!!!

  11. postado por
    Luan
    dez 14, 2010

    tudo inveja aff num vou dizer nada pq o Lucas ja falou td ¬¬

  12. postado por
    Paulo
    dez 14, 2010

    Pois se esse cara acha Eminem e Rihanna Melhores que Black Eyed Peas, que se foda!
    Ninguem quer saber a opinião dele. Os Peas fizeram um favor reutilizando esse lixo dele!

  13. postado por
    Pedro
    dez 14, 2010

    Esse velho filho da p***, ele é uma merdinha pobre e maconhada, e tem que ganhar o pão e leite do BEP. Se eu ver ele no escuro tenho um ataque de tão feio que é. Enfia o dedo no c* e chaira seu maconheiro. 😀

  14. postado por
    Arthur
    dez 14, 2010

    Tomara q esse véio FDP morra
    idiota
    “num vou dizer nada pq o Lucas ja falou td ¬¬”
    Véio d merda

  15. postado por
    V.
    dez 14, 2010

    Realmente parece. A justiça determinará quem está certo.

  16. postado por
    @Vick_bep
    dez 14, 2010

    Isso chama invejA do BEP

  17. postado por
    Barbara VP
    dez 14, 2010

    Caara…é MUITO parecida..nao eh soh o começo nao…grande parte da musica parece…mas eh um pouquiiinho tarde pra ele fazer processo mas…a justiça determinará quem tá certo ou errado…nao vou ficar defendo ninguém.

  18. postado por
    Daniel
    dez 14, 2010

    Nossa q ridículo… se BEP não tivesse feito nenhu sucesso com o THE END esse veio nem ia falar nada.. tah querendo pegar carona no sucesso da maior Banda da Atualidade.. aff.. lamentável.
    PS: Assisti esse video do you tube com a photo do BEP.. deu saudades dessa época.. Fergie de Adidas HeHe’.. mt fera 😀

  19. postado por
    dani
    dez 14, 2010

    vai toma no cú seu maconheiro velho feio

  20. postado por
    Carol_BEP
    dez 14, 2010

    a música é mt parecida mesmo, mas… pq o BEP pegaria uma musica “emprestada” sabendo que eles poderiam ser processados, não faz sentido, o trabalho dos Peas é coisa seria, não é que nem aqueles caras que pegam uma musica fazem um funk e não da nada… o BEP é sucesso, se eles usassem o sample da musica sem ele saber ela ficaria sabendo depois, pq Shut Up foi sucesso mundial. pq ele só reclama agora? na minha opinião isso tá mt estranho, e fico com pena dos Peas, eles não merecem passar por isso…

  21. postado por
    renan fa 1
    dez 14, 2010

    desgraçado a musica shut up é bem melhor q essa porcaria dele o começo e paracida mais o resto nao, vai se ferrar so pq o bep faz susseso e ele nao tenho certeza q ele vai perder no tribunal idiota

  22. postado por
    ArthurSC
    dez 14, 2010

    Olha, sinceramente, sou um grande fã do Black Eyed Peas, de sangue mesmo, sempre fui contra as outras acusações de plágio, mas infelizmente, desta vez parece que o George Clinton vai ganhar a causa, as batidas são praticamente iguais :/

  23. postado por
    Paulo Rocha
    dez 15, 2010

    SUPER COOL.
    Adoram meter um processo, calma gente lá é assim tudo eles mentem processo.

  24. postado por
    RVP
    dez 15, 2010

    realmente algumas partes dessa música dele estão no remix que está na versão de luxo do The E.N.D, mas a versão normal de Shut Up não tem nada a ver… ¬¬

  25. postado por
    @Vick_bep
    dez 15, 2010

    pra mim esse velho maconheiro ouviu shut up, e resolveu fazer a musica parecida so pra processar o BEP e ficar com a fama

  26. postado por
    Claudio
    dez 15, 2010

    Daqui a pouco vai acusar o restart de plagiar seu cabelo e por nas calças. Bep fez realmente um favor de pegar o inicio daquilo que ele chama de musica(Nome da musica é profundo joelho) agora se fosse o Eminem ia deixar né ainda pegar nos seus cabelos coloridos 🙂

  27. postado por
    Luan
    dez 15, 2010

    Galera perai….
    Nao da pra negar, que a musica e muito parecida sim, as batidas sao as mesmas….Ninguem ama mais o BEP do que nos aki, mas devemos ter o minimo de bom senso e avaliar as musicas de forma justa, pois o BEP nao iria querer uma legiao de fans que quando ha um problema , nao corrigem o erro apenas os emcobertam, eles estao sendo processados por usar os samples da musica o que e verdade….pois eles utilizam mesmo, mas como falou alguem acima e meio ridiculo eles terem feito isso nas escondidas, sem permissao do dono da musica, Esse velho esta sim tentando ganhar algum concerteza, mas o que resta saber e se ele nao sabia mesmo ou se esta se fazendo de idiota como se nada tivesse sido confirmado com ele . Enfim no amor ou na dor, com samples ou sem samples BEP estamos esperando JUSTIÇA junto de voces!
    BEP ♥

  28. postado por
    Mozart
    dez 15, 2010

    acho q o sample foi feito só na versão remix de shut up, porque shut up original não tem nada haver com a musica desse cara

  29. postado por
    Jonathan Bahia
    dez 15, 2010

    Bom, realmente as músicas se parecem, mas sei lá, deixa a justiça conferir.

  30. postado por
    Ewerton
    dez 15, 2010

    ele ta querendo é ganhar fama com isso…
    esse vei tem cara é de maconheiro(rsrsrsrs)
    eu axo que ele tava tão doidão que decidiu processar kkkkkkk

  31. postado por
    Claudia
    dez 15, 2010

    Gentem acho o seguinte se parece mais só no começo e pq só agora ele me vêm querer processar meu a musica é Sucesso de 2003 e logo agora que o BEP está no Auge ele me vêm com essa de dizer que está sendo plagiado ahvá mais me o favor né
    só pq o BEP ganhando milhares e milhares de dinheiro ele vêm querer AGORA dizer que está sendo plagiado tá querendo FAMA isso sim

  32. postado por
    IgorGontor
    dez 16, 2010

    O unico problema é q o Black Eyed Peas ñ pediu permissão para usar a musica do George Clinton… O povo aki ta achando q eles estão processando a musica de 2003 mas, é o remix do álbum The E.N.D, de 2009…

  33. postado por
    cristina
    dez 16, 2010

    a vai tomar no cu seu velho maconheiro a musica do peas foi lancada em 2003 por nossa senhora se acusarem o BEP mais uma vez vou matar e a rihanna ta muito chata o eminem nao e mais como era vai pro inferno a so fazem isso com eles 4 sao minhas vidas nao vou deixar de gostar deles

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga no Instagram

Let's Get It Started, AGAIN!