Folha de SP faz crítica de “The Beginning”

A edição de hoje da Folha de São Paulo trás uma crítica ao novo álbum do Black Eyed Peas. Confira a matéria:

Com mesmos ingredientes, Black Eyed Peas erra mão.

Sexto disco do quarteto mostra esgotamento da fórmula que fez hits.

A Dance Music vive um bom momento comercial e criativo nos últimos anos, e o Black Eyed Peas é um dos pontos de lança no gênero, logo atrás de Lady Gaga.
O quarteto Californiano chegou ao seu ápice com dois discos de grande sucesso, em sequência –  “Monkey Business”, de 2005, puxado pelo hit “My Humps”, e “The E.N.D.”, de 2009, catapultado por “I Gotta Feeling’.

O problema é que, após chegar ao topo, resta a descida – e a julgar por seu novo CD, “The Beginning”, o Black Eyed Peas já começou seu caminho ladeira abaixo.
No seu sexto álbum, a banda segue as fórmulas que funcionaram antes para criar música eletrônica para as pistas e rádios, mas não crava um hit grudento como seus anteriores e erra mais do que acerta nas 12 faixas.

Hits alheios e Guetta:

Na busca pela batida perfeita, o BEP voltou a trabalhar com o DJ e produtor David Guetta (o responsável por “I Gotta Feeling”), e a única música do disco que tem sua produção – “The Best One Yes (The Boy)” – Faz jus ao título: é a melhor música até então (e olha que é a décima faixa).

Outra muleta que a banda recorre são os samples de sucessos antigos.
O clássico dance “Give It Up” (KC & The Sunshine Band) é citado em “Love you long time”; “The Time”, que a banda mostrou nos shows brasileiros, tem a base e o refrão da oscarizada “(I’ve had) The Time Of My Life” (do filme “Dirty Dancing”).
Há ainda duas ou três canções feitas para destacar a loira Fergie, como “Whenever”, uma balada acústica  intercalada com batidas eletrônicas, altamente radiofônica.
As letras seguem o esquema padrão: clima “a vida é uma festa”, promessas de amor de noitada, corinhos de “eh, oh” (de olho nas plateias dos shows) e a autocongratulação dos rappers, a cargo de Will.i.am, o líder.

Música para pistas:

Como todo CD de Dance Music comercial, “The Beginning” não foi feito para ser ouvido de cabo a rabo, de uma única vez – fazê-lo só reforça a sensação de repetição entre as faixas.
Mais do que um conjunto como unidade, o disco é um ajuntamento de músicas individuais feitas como trilha de noitada. Se uma ou duas canções virarem hits, o CD cumpre seu propósito.

Sobre essa ótica, então, o Black Eyed Peas entrega o que seus fãs esperam. Mas o faz de forma bem menos inspirada do que antes.

Avaliação: Regular

Na mesma edição o jornal também avalia CDS de artistas que concorrem diretamente nas vendas de álbuns com o BEP. O novo disco de Rihanna e do seriado Glee receberam apenas 2 estrelas.
Clique no thumb abaixo e veja o scan:

– Vale Lembrar que o The Beginning foi o CD mais vendido do brasil na última semana, de acordo com o Hot 100 Brasil.

Autor do Post
PortalBEP

Comentários

37 Comentários
  1. postado por
    Vinne
    dez 8, 2010

    Pra mim, o TB é o melhor álbum do BEP

  2. postado por
    Leandro – Crítica ao “Folha de SP”
    dez 8, 2010

    aí nada a ver, O The Beginning não está jogando o BEP ladeira abaixo. Simplesmente o CD tem batidas diferente, mas boas, do que o The END. Erra em dizer que The Best One Yes (The Boy) é a melhor música do CD. The Time, whenever, someday, xoxoxo são ótimas também, e são melhores que The Best One Yet! é obvio que como todo CD existem musicas não agradem a todos, o The END por exemplo tinha músicas que não me agradavam. É questão de gosto. O que acontece é que os povo estranhou essas novas batidas, e é questão de tempo para se acostumarem. Após o estrondoso sucesso do The END, todos se acostumaram com o CD, e quando vem outro acham estranho, pois não tem algo I gotta feeling. Agora um jornalzinho de esquina querer dizer “Se uma ou duas canções virarem hits, o CD cumpre seu propósito”, por favor né. quem escreveu está crítica não tem um pingo bom senso! Segundo o Hot 100 Brasil, ele é o mais vendido, e vai vender muito ainda! ADOREI o The Beginning, escuto ele direto. Aponho o BEP nessa mudança de estilo, músicas diferentes, temas diferentes (adorei os pixels! :D) roupas diferentes. Pois é assim que tem quer afinal de contas até o Black Eyed Peas troca o chip! xD

    SUCESSO AOS PEAS!

  3. postado por
    Vithoria
    dez 8, 2010

    Esse pessoal do jornal nao sabe se fala mal do The beginning o se fala bem, o TB é bem maneiro!

  4. postado por
    THIAGO Sp
    dez 8, 2010

    Ah…na boa o The end foi bem melhor…mais tudo vai do costume…nós vamos nos acostumar com o TB tbm….

  5. postado por
    Pedro
    dez 8, 2010

    Não deve ser um grande sucesso como o The E.N.D, mas é muito bom o CD, principalmente The Time, Whenever, XOXOXO e Love You Long Time.

  6. postado por
    @PaulooPeabody
    dez 8, 2010

    Quero que quem escreveu essa matéria, morda sua língua e que não apenas umas duas faixas do CD virem hits, que ele vá além!

  7. postado por
    @icarox1
    dez 8, 2010

    Quem é a folha de são paulo na balada alguem pode me dizer xD? Eles não são nada comparados e ao BEP e pra mim a opinião deles não vale de nda o cd esta otimo o BEP esta melhor do que nunca e com certeza o cd vai fazer sucesso!

  8. postado por
    @wallysond/Douglas
    dez 8, 2010

    tô contigo THIAGO Sp!

  9. postado por
    Augustto Silva
    dez 8, 2010

    Quem eé Folha de São Paulo ??
    Agora perguntem quem eé Black Eyed Peas .
    o Álbum se ta ruim de venda e pq e final de ano , mes ruim para venda de CDs ,
    o CD nem foi lançado direito ainda , mas vcs vao ver como vao virar hits , e eu garanto q os BEPs vendem mais CD do que esse jornalzinho de m#rda poow . E Outra , nao e qualquer um tbm que vende em torno de 100 e 125 mil copias , mas que eu saiba as vendas nao terminaram uai ,bando de idiotas !!
    “Nao entendem nada dessas paradas”

  10. postado por
    V.
    dez 8, 2010

    Concordo que, com relação ao The END, o The Beginning é um álbum fraco; com músicas boas mas fracas. Mas é inerente ao fã tentar encontrar as coisas boas de um álbum ou música. O CD pode ser um fracasso perante a massa que recorre a rádios e TV.

  11. postado por
    LucasBep
    dez 8, 2010

    -Quem eh Folha de São Paulo…
    -Então me diz porque que o The Beginning foi o CD mais vendido do brasil na última semana, de acordo com o Hot 100 Brasil?
    -The Best One Yet pra mim eh uma das melhores,mas não sei classificar ordem pois Amo The Time4ever…
    Eu tenho prova disse pois no Lançemnto do CD eu e minha Amiga Peabody fomos os 1º de BH a comprar e pedindo a moça pra tocar o meu TheBeginning na loja incetivamos mais uma pessoa á comprar e ate a vendedora de uns30+anos gostou do CD…será pq?
    Cala a boca da Folha de SP Rum/

  12. postado por
    Gow
    dez 8, 2010

    The best one realmente é melhor(minha opnião desde a primeira vez que ouvi), e parem de serem cegos gente. Parem de ficar falando “quem é folha de São Paulo”, é o trabalho deles porra, eles não tão concorrendo com o BEP. O papel deles é isso ai mesmo, avaliar. Querendo ou não, esse não foi o melhor album do BEP meeeesmo, parece que o CD não tem uma alma, é mais como uma trilha sonora de festa. E, realmente, se todos forem reparar nos números de vendas do TB, do 1º single The time, e as ultimas performances, realmente o BEP está caindo em decadência de popularidade, não com os fans, mas com o público em geral.

  13. postado por
    Bruno
    dez 8, 2010

    ridiculooo esse cara que fez essa critica
    eu achei muito melhor que Monkey sim, to entre The E.N.D e The Beginning.
    essa opinião é de uma pessoa só (de um otário só)
    por isso q eu odeio materia de critica em jornal, eu acho q cada um tem uma opinião, e aquela opinião do troxa q escreveu a critica é dele e de mais ninguem, e oq ele coloco n é verdade universal, muita gente pensa diferente. e se fosse o melhor CD do BEP dificilmente eles iam colocar uma critica
    na boa, pau no c*, poderia se qualquer coisa, tipo caracteristicas gerais do album, não uma critica negativa

  14. postado por
    Bruno
    dez 8, 2010

    muitas coisas, de Loud por exemplo, ele se confundiu totalmente nas informações, se for pra cagar na página do jornal, é melhor procura outra materia pra coloca

    eu comprei Loud e The Beginning, e sem brincadeiran quando eu fui comprar eu vi umas três pessoas comprando o Loud, e umas duas comprando The Beginning
    eu tenho os dois.

    é um monte de gente que escreve matéria, e o cara que avalia Loud com duas estrelas e The Beginning como regular é uma pessoa só
    e o pior é que um monte de nóia lê depois, o cara vai pega o jornal e vai ve os dois albuns mais vendidos do brasil agora e vai acha que é uma merda tbm e vai concorda com o cara

  15. postado por
    Bruno
    dez 8, 2010

    a única coisa que eu n gostei muito desse CD é que é quase um “Will.I.Am (feat. Fergie)”
    em The Time por exemplo, o Tab não canta nadaa
    da dó, ele fica de tonto em todos shows, no clipe
    as unicas partes que ele canta é o que todos cantam junto, eu achoque podia ser uma coisa mais intercaladan sei lá

  16. postado por
    Andressa
    dez 8, 2010

    “O problema é que, após chegar ao topo, resta a descida – e a julgar por seu novo CD, “The Beginning”, o Black Eyed Peas já começou seu caminho ladeira abaixo.” Achei meio ‘pesado’ isso… O TB não se compara ao The END, mas eu achei o cd mt legal 😉

  17. postado por
    alanna
    dez 8, 2010

    ha pelo amor de deus ta na cara que a folha de são paulo ainda não ouviu o The Beginning, o cd é otimo e vai fazer varios hits afinal alem de ser The Beginning é do black eyed peas e qualquer coisas que eles façam vai ser otimo seja no BEP ou separadamente porque eles são demais e tem muito talento e qualquer coisa que vier do black Eyed Peas vai ser sempre bom

  18. postado por
    V.
    dez 8, 2010

    Pra mim o The Beginning foi feito pra cumprir contrato com gravadora. É um albúm “chocho”.

  19. postado por
    Raphael Gama
    dez 8, 2010

    Galera, achei que o crítico foi bem coeso, ele ouviu o CD não com ouvido de fã ardoroso, mas de admirador musical, que ouviu um cd sem muitas novidades, ainda dentro do seu gênero, mas sem inovar. Eu concordei com muita coisa. TB não é ruim, mas não é tão surpreendente tambem.

  20. postado por
    kakaBEP
    dez 8, 2010

    Gente TB realmente não se compara ao The END mais ninguem tem o direito de dizer que é um fracasso porque não é, ele tem muitas musicas boas…no começo do The End muitas pessoas não gostaram mas hoje tão ai idolatrando o mesmo…quem sabe com o TB não será a msm coisa!!!

  21. postado por
    Lujakson
    dez 8, 2010

    Concordo plenamente!

  22. postado por
    Álef
    dez 8, 2010

    É triste, mas eu tenho que concordar com as críticas que o Folha de São Paulo fez.
    Esse não foi um dos melhores albuns dos Peas!

  23. postado por
    EWerton Proença
    dez 8, 2010

    AFF… quero esse redator q acha q pode acontecer de apenas duas músicas,se Ferre… Vamos mostrar pra esse jornalzinho quem manda nas paradas… E há muitas faixas grudentas…. e o cara ainda quer comparar com os outros álbuns,o BEP está sempre inovando e e eles sempre mudam o estilo… The E.N.D. já foi muito criticado tbm,mas de tanto sucesso q fez muita gente passou a copiar o estilo do álbum… usando edição nas vozes,ritmos de balada,batidas. PRA MIM O ÁLBUM TA PERFEITO… MESMO SENDO DIFERENTE DE TUDO QUE JÁ FIZERAM… 😀

  24. postado por
    Carol_fergferg
    dez 8, 2010

    Odeio Críticas… mesmo sendo boas

  25. postado por
    T
    dez 8, 2010

    INFELIZMENTE TENHO DE CONCORDAS COM A CRITICA!
    O THE END MERECIA UM SUCESSOR A ALTURA E O THE BEGINNIG NAO FEZ ISSO, MUITO TRISTE!

  26. postado por
    ALGUEM
    dez 8, 2010

    Neste CD a maiorias das musicas so da WILL cantando(axo q ele foi egoista).Cade TABOO E APL

  27. postado por
    Joana
    dez 8, 2010

    Quem errou foram eles ao fazer essa afirmação. Não acredito que quem fez essa matéria ouviu realmente o CD para falar que o BEP “errou mais que acertou nas faixas”. Ao meu ver TB só está atrás de Elephunk… Folha de São Paulo foi MUITO infeliz ao publicar essa matéria, muito!

  28. postado por
    @jeroaan
    dez 8, 2010

    não concordo com o jornal > <
    apenax

  29. postado por
    Pedro Reis
    dez 8, 2010

    O TB com certeza não ta melhor que o The End. Músicas como Someday. Fashion Beats e Play it Loud num tem nada a ver com nada!! Os Peas precisam fazer pelo menos algumas do estilo ‘antigo’, tipo Ba Bump e Pump It que escuto até hoje!!!

  30. postado por
    Paulo
    dez 9, 2010

    não gostei do The Beginning, comecei a gosta deles por causa de Shut up, o CD Elephunk e Monkey Business e uns dos melhores CD, ahh gosto dos CD´S antigo, mais ta né as críticas sempre vão rolar…

  31. postado por
    jully
    dez 9, 2010

    acho que o bep já tava no limite de eletronico no the e.n.d., o the beginning ta excessivo, realmente não dá pra ouvir todo de uma vez só!!

  32. postado por
    BEP.Padre
    dez 9, 2010

    Num ligue para isso , o Black Eyed Peas num tah fazendo nada de mais …

    Vai criticar a LAdyGAga pra fazer um clip com uam roupa quase nú , e ainda quer falar do black eyed peas ! A vai ticataaaar

  33. postado por
    WEIDY MARIE
    dez 10, 2010

    ACHEI ESSA CRITÍCA UMA BOA M#RDA!!!!ESSA FOLHA DE SP Ñ É DE NADA….
    O THE BEGINNING É D+++++++++++++++++++++++++++!!!O THE END E TODOS OS ÁLBUNS DOS PEAS SÃO D++++!E TIPO É LEGAL A IDÉIA DOS PEAS DE MUDAREM OS ESTILOS DAS MÚSICAS…É LEGAL VARIAR TBM….+ COMO GOSTO É Q NEM C* CADA UM TEM O SEU…ENTÃO PROBLEMA É DESSE JORNALIZINHO AÍ…O Q IMPORTA É Q OS PEAS NUNCA IRÃO DESCER LADEIRA A BAIXO,PQ NÓS FÃNS NUNCA VAMOS DEIXAR ISSO ACONTECER 😀
    AMEI O THE BEGINNING!!AMO O BEP!!♥♥

  34. postado por
    vitao
    dez 11, 2010

    esgotamento de formula pra fazer hits?????
    o TB é bom do começo ao fim e vai ter no minimo uns 7 hits…
    nao vejo a hora de sai a ediçao de luxo pra miim compra…nao existe outra banda igual ao bep e nao é só de musicas e hits e em td…a energia deles no show q só qm tava la sabe como éhh..
    só sei q esse cd é mt fooda e vai supera o the e.n.d..
    o BEP É MUITO FOODA E O THE BEGNNING VAI BOMBA!

  35. postado por
    @RikardoO7
    dez 11, 2010

    O Black Eyed Peas é a melhor Banda do Mundoo! #FATO

  36. postado por
    CEHREBRO
    dez 23, 2010

    Eu gostei bastante do The Beginning sim, tem umas músicas mt boas. Claro q não eh o melhor cd, esta longe disso. O melhor é o Monkey Business, em 2° Elephunk, 3° The END, 4° The Beginning, 5° Bridging the Gap e 6° Behind the Front.
    Uma coisa me chamou a atenção no CD: praticamente só o Will canta, isso me desagradou muito, as vezes se parece com o CD solo dele q é mt ruim. Fergie é a alma do grupo e as melhores musicas são as em q ela canta, Will foi meio egoista mesmo, a Fergie soh ajudou a compor algumas musicas dessa vez.
    Espero q o CD cale a boca dos criticos e se torne um sucesso nos EUA, pois no Brasil já eh!!!

  37. postado por
    Carol
    dez 24, 2010

    De uma forma geral eu gostei do cd, como eu gosto de eletronica achei foda a maioria das musicas. O unico problema (e o principal) é que nao é um cd do bep é do will.i.am, com a fergie de backing vocal! Alp teve umas apariçoes e o taboo nao cantou NADAA! E eu AMO o taboo! Desde o show eu me apaixonei por ele, ele rebolando, nossa super sexy kkkk enfim, por isso eu gostei das musicas, mas nao do cd em si. Se eu quissese um cd do will.i.am eu comprava um solo dele, mas eu gosto do BLACK EYED PEAS como um conjunto! Quero todos participando, PORRA! AHAHA Fiquei muito chateada com isso, nao sei o que aconteceu na hora de decidir quem canta o que, se o will.i.am ta tentando ficar por cima de todos, nao sei se eles vao até brigar (espero que nao!!!!). Enfim, espero que em um proximo cd eles reflitam isso, beijos!
    LOVE BEP

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga no Instagram

Let's Get It Started, AGAIN!