Merchandisings em um único clipe

O jornalista Daniel Hessel da revista EXAME fez uma crítica ao Black Eyed Peas. Ele cita alguns merchandisings do vídeo de I gotta feelin’ e outros vínculos que os membros tiveram com algumas marcas. Confira o texto abaixo:

Quatro merchandisings em um único clip

Se existe uma banda com espírito marqueteiro é o Black Eyed Peas. A vocalista Fergie, por exemplo, foi garota propaganda da Motorola (veja aqui) e do Doritos. O líder Will.i.am foi um dos criadores do vídeo ícone da campanha Yes we can (veja aqui) de Barack Obama. Mas é com o clip de um dos maiores hits do verão americano que os Black Eyed Peas mostram que de fato tem tino comercial.

Segundo o jornal Advertising Age, o vídeo da música I gotta feeling é provavelmente o videoclipe com maior número de product placement (o nosso popular merchandising) da história da música pop. São quatro: os produtos de maquiagem MAC, o netbook da HP, a empresa de telefonia celular TMobile e a loja Target — essa em uma participação ainda controversa, uma vez que a associação de uma espécie de quadro com uma cabeça de tubarão com o logotipo da empresa é bastante sutil (o Black Eyed Peas tem um acordo especial com a varejista americana, que usa as músicas do grupo em suas propagandas).

A overdose é tamanha que o clip acabou sendo esculhambado no quadro humorístico Colbert Report, do programa Comedy Central (veja aqui, em versão original em inglês). Em seu quadro, o personagem Steve Colbert mostra os placements e aponta outras oportunidades perdidas que poderiam render mais um dinheirinho à banda. Confira abaixo o vídeo, que já foi visto por 3,8 milhões de internautas e tem quase cinco minutos e demora um pouco a carregar.

Autor do Post
Renato Cavalcanti

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga no Instagram

Let's Get It Started, AGAIN!